quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Das implicações Sócio-culturais e Educacionais

Focos de ação:

  O projeto Escola de Hip-Hop Itinerante visa fomentar o protagonismo juvenil dos educandos por meio de atividades educacionais articuladas com a Cultura Hip-Hop, objetivando, através desse diálogo viabilizar ações de geração de renda e acessibilidade a atividades culturais, e de combate ao racismo e a discriminação, tendo como foco a construção de uma ação educativa transformadora.
 Com o intuito de construir uma aproximação maior entre a Escola, Educandos e Comunidade em geral, este projeto busca conscientizar os sujeitos envolvidos de uma apropriação e re-utilização dos espaços educacionais como espaço de construção político-pedagógico, no qual o respeito à diversidade étnico-racial seja fortalecida.
 Com vistas a esses objetivos, a Escola de Hip-Hop Itinerante espera atingir as seguintes metas:
  
 
1. Da área Cultural:
  •  Contribuir para o fortalecimento da Cultura Hip-Hop.
  •  Possibilitar o desenvolvimento de uma educação política com o fito de construir uma intervenção social.
  •  Fomentar a acessibilidade às manifestações culturais e propiciar espaços para a produção e a manifestação de diferentes formas de expressão cultural
   2. Da área Educacional:
  •    Promover a educação das relações étnico-raciais como base no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
  •  Fomentar o saber sobre temas transversais ligados à condição juvenil dos educandos e promover o acesso a outras linguagens artísticas.
  Por fim, entende-se que através dos elementos do hip-hop, pode-se entrelaçar o entretenimento, a politização, auto-estima, identidade étnico-racial, geração de renda. Trabalhando os elementos do hip-hop como instrumento de intervenção sócio-educativa.
Outro foco de ação imprescindível são as reuniões formativas circunscritas em Capacitação e Formação que objetivam trabalhar estratégias de intervenção pedagógicas com a equipe de arte-educadores do projeto. Essa ação objetiva fomentar a reflexão das práticas educativas desenvolvidas pelos oficineiros de cada modalidade do hip-hop no que toca a metodologias de planejamento de aulas e os conteúdos trabalhados nas oficinas.
 
 Com essa formação continuada pretende-se solidificar a perspectiva de especialização e profissionalização dos educadores sociais da cultura Hip-Hop, de modo a fortalecer e potencializar seus conhecimentos como educadores. Sob essa ótica, o projeto visa contribuir para o fortalecimento do Movimento Hip-Hop como instrumental de intervenção sócio-educativa.
 Essa capacitação é um dos focos de ação mais importante desse projeto. Visto que é por meio dessa ação que conseguiremos alcançar melhorias significativas no trabalho direto com a juventude envolvida no projeto.
Dessa maneira, o desenvolvimento das atividades será concebido coletivamente com os arte-educadores sempre na perspectiva de elaboração de plano de aulas, estratégias de ação e reflexão sobre a prática educativa empregada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário