ESCOLA DE HIP-HOP ITINERANTE
O projeto ESCOLA DE HIP-HOP ITINERANTE é um projeto que surgiu de uma idéia de uma pesquisa realizada pelos coordenadores do projeto (Janaína Machado e Panikinho) embasando-se em suas respectivas pesquisas acadêmicas e envolvimento com a Cultura Hip-Hop.
O projeto foi pensado em ser desenvolvido em bairros da periferia de São Paulo que apresentassem pontos críticos em relação à vulnerabilidade juvenil, principalmente em relação à violências, configurando-se a um instrumento de interveção sócio-educativa por meio da Cultura Hip-Hop. Considerando-se, a situação de exclusão social em relação ao acesso aos bens materiais e culturais da sociedade, mas na perspectiva de maior concentração de juventude negra nos respectivos distritos administrativos da Cidade.
Este projeto em sua pré-elaboração levou meses de pesquisas, referente à coleta de dados sobre Índice de Vulnerabilidades Juvenil-IVJ, consulta de dados sobre mortes por Causas externas embasado em recorte de raça/etnia e geracional no âmbito dos Distritos Administrativos do Município de São Paulo e elaboração de um texto sobre Juventude Negra (de minha autoria).
Primeiramente foi construído um texto sobre Juventudes, especificamente a Juventude Negra, na faixa-etária de 13 a 29 anos, tendo como suporte teórico alguns textos sobre a temática. Com a formatação dessas informações o projeto "Escola de Hip-Hop Itinerante" foi pensado a ser executado em quatro bairros da periferia de São Paulo obedecendo aos indicadores sociais pesquisados, considerando também, bairros em que há carência de infra-estrutura no que se refere a falta de equipamentos públicos de lazer e em escolas com maior índice de evasão escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário